domingo, julho 01, 2007

Google Black

Acabei de ver no Blog de Gerrilha, via link do Alex Maron. A idéia é economizar energia elétrica, e com isso ajudar o planeta e por consequência ajudar a todos nós.

A idéia em si é fazer com que a página do Google mude a cor de fundo de branca para preta. Um monitor que exibe a página do Google me branco consome segundo o pesssoal do site que encampou a idéia, 79 watts, ao passo que se a imagem de fundo for escura, preta propriamente dita, o consumo cai para 59 Watts, dai a idéia de Ti (Tecnologia da informação), responsável.

Claro que determinados usuários/clientes tem necessidades especiais e a atual usabilidade do site atende melhor do que proposta versão em black / preto, mas para quem usa o Firefox e tem a extensão GreaseMonkey, instalada é fácil definir um CSS Stylesheet e fazer com que o Google apareça em preto. Mas vai ser legal mesmo se o pessoal de Mount View, gostar da idéia e colocar no ar um dia que seja o Google in Black.

Update, leia o comentário do Mario, sobre a diferença de funcionamento dos monitores de tudo (CRT) e de LCD.

Um comentário:

Mario disse...

Num monitor LCD, os pixels da tela funcionam como filtros que deixam passar maior ou menor proporção da luz do backlight, que é constante. Assim, usar mais pixels escuros na tela de um LCD não economiza energia nenhuma. Em compensação, o LCD gasta menos energia que o CRT com área equivalente.