quinta-feira, março 01, 2007

Trabalho de faculdade

Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, condena empresa a pagar indenização de R$ 10.700,00 a estudante por falha no computador e perda de trabalho de faculdade.

Estou pensando nos EULA de todo programa que diz que a empresa não é responsável por problemas causados pelo software, como lucros cessantes e perda de dados e ou informações. Diz ainda que a responsabilidade da empresa vai até somente o valor pago pelo software.

O engraçado é que isso abre um precedente interessante, se a vitória da estudante se mantiver até as instâncias superiores. A indústria de informática até agora vive em um outro mundo, todo mundo tem que respeitar o consumidor o cliente e arcar com as responsabilidades quando acontece uma falha. Menos a indústria de software e os bancos, não é.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pois é, cara... Esse tipo de coisa é complicada demais... Em nenhum ponto do texto fala-se de uma perícia 9que eu acredito que deva ter sido feita) para ver o que realmente aconteceu. Ainda assim, se, por acaso um HD queima em função de oscilação no fornecimento de energia, de quem é a culpa? Da distribuidora/transmissora de energia? Da empresa que faz o estabilizador? Da empresa que fabricou a fonte do computador ou da empresa que fez o HD? Muito complexo....