segunda-feira, março 24, 2008

Carta aberta a SPTRANS

Ontem a comapnia que organiza, gerencia o transporte publico na cidade de São Paulo, mostrou como esta certamente despreparada para tal tarefa. Ao que parecia algo simples, uma mudança de parada de algumas linhas de ônibus, se revelou sendo uma tarefa feita sem nenhum planejamento, sem nenhum macrogerenciamento e sem se levar em conta os custos para os envolvidos na mudança.

Escrevi uma carta aberta e enviei para o jornal Folha de São Paulo, para o gabinente da vereadora Soninha (candidata a candidata ao cargo de prefeita da cidade de São Paulo), para o e-mail de contato do Gilberto Dimenstein. Fique a vontade para indicar o link para outras pessoas.

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O Absurdo da falta de planejamento

Mudança de ponto, parada de ônibus na Av. Paulista


Olá, estou escrevendo para relatar um fato que aconteceu comigo hoje no final da tarde. Chamo-me Eduardo Lima e moro em Pirituba, quando estou na região da Av. paulista e quero voltar para casa, a maneira mais fácil é entrar e pagar uma tarifa no ônibus linha Terminal Vila Marina/Terminal Pirituba 917H.
Esta linha atravessa a av. Paulista, inteira de ponta a ponta. O ultimo ponto era até outro dia localizado de frente ao ultimo MC Donald da Av. Paulista e de frente ao Conjunto Nacional (mas do outro lado da AV. Sentido Consolação).

O problema é que a SPTRANS, fez alterações no local de parada desta linha e de outras 14 segundo informações passadas por funcionários da SOCICAM (terceirizada SPTRANS). Agora o Teminal Pirituba 917H, esta fazendo sua parada a cerca de 70 metros antes, bem próximo ao prédio da Caixa Econômica Federal.

O ponto é que não questiono a mudança, até entendo os motivos alegados. Além das obras no calçamento da Avenida, a grande quantidade de linhas que tem que fazer parada no ultimo ponto para aquelas que vão ou para Av. Dr. Arnaldo ou para Av. Rebouças, o grande fluo de ônibus acaba por gerar uma fila enorme e mesmo piorar o transito na região nos horários de saída das pessoas que trabalham na região.

O problema maior é o tremendo descaso e desconhecimento de noções BASICAS de PLANEJAMENTO e EXECUÇÃO DE PROJETOS. A SPTRANS fez a mudança e não preparou nenhum material de orientação para os usuários /CLIENTES do transporte publico, também não avisou as empresas de ônibus que tem linhas afetadas, TÃO POUCO fez um alerta de NOTIFICÃO DE MUDANÇA DE INTINERARIO e OU PARADA para os MOTORISTAS.
O que a empresa fez foi colocar três, sim TRÊS funcionários terceirizados que segundo relatos não tinham a disposição no inicio do trabalho de orientação, uma folha de papel com o detalhamento das linhas atingidas pela mudança de parada. Segundo relatos destes funcionários que tentavam alertar os motoristas dos ônibus e os passageiros, eles só receberam uma lista em papel porque solicitaram uma ferramenta (INFORMAÇÃO), que os auxilia-se no trato com os usuários/passageiros/clientes e com os motoristas dos ônibus.
Segundo informações colidas a lista com a definição das mudanças só chegou as 15/16 horas de ontem dia 23/03/2008.

O ponto é o total despreparo para lidar com um projeto, com uma mudança de tamanho impacto na cidade. Em minha opinião existem algumas tarefas (tasks), que poderiam ajudar as todos os impactados pela mudança.

As empresas de ônibus com linhas envolvidas deveriam ser alertadas/avisadas sobre as mudanças.
Hoje com todos os recursos de comunicação, como Correio, Fax, Telefone e Internet, fica tremendamente fácil enviar um comunicado para a empresa, solicitando para que a mesma alerte e oriente seus funcionários que trabalham nestas linhas (que teriam suas paradas alteradas ou não, na AV. Paulista).
Desta forma os motoristas não ficariam tão vendidos, desorientados, como ficaram ontem.
A confecção de placas informativas a serem fixadas nas paradas informando sobre a alteração e orientando as pessoas sobre onde às paradas estão acontecendo. Por mais incrível que possa parecer na cabeça do responsável na SPTRANS, a simples alocação de TRÊS FUNCIONARIOS TERCERIZADOS, resolveria o caso.
Pôsteres informativos distribuídos nos ônibus, alertando sobre a mudança, além de folders que seriam distribuídos para os pedestres e ou usuários dos ônibus na AV. Paulista e nos terminais e ou paradas de onde partem linhas que trafegam pela Avenida Paulista e que seriam ou não afetadas.

Alocação do número correto de funcionários a fim de orientar os usuários que estejam perdidos, por falta de informação. Três FUNCIONÁRIOS, NÃO É O SUFUCIENTE.

Como se vê em principio são soluções simples, que deveriam ser planejadas e executas antes da mudança ocorrer. Mas a empresa SPTRANS ao que parece, não tem uma diretoria capaz de coordenar um trabalho técnico desta magnitude! Muito se fala ultimamente sobre o caos do transito na cidade de São Paulo, mas dá a até desanimo pensar que pessoas assim são as coordenadoras de funções tão importantes na cidade.

Para piorar o novo ponto que deve receber cerca de QUATORZE LINHAS DE GRANDE NÚMERO DE USUÁRIOS, segundo a listagem disponibilizada aos agentes da SOCICAM. Bem este ponto construído de frente a uma loja do Bobs, tem somente um abrigo simples e pouco mais de 4 a 5 metros de testada com a avenida. Além disso, ele fica entre duas entradas de garagem de prédios na Av. Paulista e ainda, além disso, atrás de duas copas de arvores, que torna a visibilidade horrível para acompanhar quais os ônibus estão se aproximando do ponto, para que um usuário/cliente/cidadão, consiga solicitar a parada para o embarque.

Definitivamente é impossível alocar mais de 40 pessoas nesta última parada construída, quanto mais o numero somado de passageiros de linhas como Edu Chaves, Terminal Pirituba, Morro Grande, Brasilandia, Shop. Continental e mais outras sete a oito linhas. Pare e imagine este ponto num dia de chuva as 18h de um final de tarde. Se você utiliza ônibus dá para entender o que eu quero dizer.

A intenção desta carta aberta é que sejam tomadas a medidas a fim de minimizar o impacto para os usuários/clientes/Cidadões. Espero que as pessoas encarregadas pelo planejamento e execução de tais alterações sejam cobradas e que venham a publico alterar o que sendo feito de forma amadora e equivocada.

Em planejamento e gerenciamento de projetos se apreende que antes de se iniciar um projeto deve-se obviamente detalhar o que vai ser feito e como vai ser feito, deve-se procurar apreender e se envolver com tudo que será impactado pelo projeto, pelas mudanças.

Posso assegurar por experiência prática que nada disso foi feito nesta alteração de parada de linhas de transporte coletivo que tem como percurso a Av. Paulista.


Sem mais.

Eduardo de O. Lima
goldflex@gmail.com

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