sábado, novembro 01, 2008

Centrais de relacionamento e os hypes

Quem tem acompanhado ou inserido na Twitter Mania, tem percebido algo diferente nas ultimas duas ou três semanas. Com equipes próprias ou com empresas que monitoram o que é falado, escrito ou coxichado no teclados (Twitter?), tem entrado em contato com as pessoas que twittam sua ira sobre serviços de atendimento ao cliente que não funcionam de verdade.

Que são montados simplesmente para gerar estatisticas para diretor ver e mostrar ao "board". Agora é você se queixar do serviço, que um encarregado em bizoiar a web, o twitter e qualquer outro meio com alta octanagem de hype, entra em contato solicitando mais informações para te ajudar a resolver o seu caso. Isso já aconteceu comigo @edulima, com o Caio Cesar @caiocgo, com o @lent com a @lufreitas e com a @loumartins, isso só considerando o que eu li em suas respectivas twittadas.

Em principio pode se considerar uma atitude notavel e tal, mas observando mais a fundo, se percebe que o interesse só ocorre por medo do barulho, do estrago que "formadores de opnião", que "hubs" podem fazer as carissimas "brands". Quer saber vai a merda!

Eu quero ser bem atendido, quando ligar no telefone que todo mundo liga, chega de ser otario e se sentir especial por migalhas, não quero ser tratado de forma discriminatoria, mesmo que isso signifique vantagem para minha pessoa e para o meu problema. 
Peça para um atendente de suporte, informações mais acuradas sobre um problema, diga a ele que você esta usando o link num servidor e que por isso não precisa e nem pode desligar o cabo do Virtua, do Speedy ou do raio que o parta para fazer testes numa maquina Windows. Muito embora eu e acredito vocês, consigam enganar qualquer atendente, convertendo online (SAP), os comandos que ele pede para serem executados no Windows (Iniciar--> Executar--> CMD--> ipconfig /release / renew), peça para falar com o supervidor da central de atendimento da Telefônica, questione porque a porcaria do Virtua, cai tanto a ponto de ser mair apropriado chama-lo de cai cai. Quem já fez aqueles balões de folha de jornal em que você amarra as quatro pontas e depois bota fogo e o ve subir e se esfarelar, poder ter uma imagem mental da qualidade das conexões broadband/bandalarga, que temos a disposição de nossas oncinhas pintadas. 

Peça para cancelar um cartão de crédito, veja por quantas retenções você passa, por quantas vezes você tem que repetir seu telefone, seu código de cliente, seu CPF, por quantas vezes vão te solicitar que envie um FAX, detalhando os motivos de você arrogantemente desejar não usar mais o maravilhoso serviço e ou produto desses maravilhosos fornecedores.

De boa este pessoal adora cópiar certas tendencias, mas fazer o básico, nem pensar. Para isso ainda não estamos preparados não é?

Então tô "pagando", assim como todos os outros clientes que estão na fila da sua URA, então por favor, se quiser me impressionar criem mecanismos que façam com que seus atendentes de suporte, de call center, de telemarketing, possam tomar decisões que me ajudem como cliente. Sei isso vai custar mais treinamento, mais grana, maior seleção para contratar pessoas mais capacitadas,processos melhores e mais flexiveis que otimo, no final acredito que todos vamos estar mais satisfeitos, inclusive o coitado e ou coitada do seu tercerizado que é obrigado a escutar um monte de desaforos por parcas 10 oncinhas mensais.

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